Itiúba:CHIKUNGUNYA uma virose que virou epidemia

No município de Itiúba, há 340 km da capital baiana, moradores estão preocupados e cobrando providências das autoridades para os crescentes números de casos suspeitos e confirmados da chikungunya, zica vírus e dengue. Há suspeitas que a doença tenha levado a óbito várias pessoas, a população está acreditando que o município de Itiúba foi acometido por uma epidemia, pois centenas de pessoas estão sendo hospitalizadas ou medicadas com os seguintes sintomas, “Febre, dores de cabeça, nas articulações, nos músculos e nos olhos, além da coceira e manchas vermelhas pelo corpo são alguns dos sinais da chikungunya (em português, chicungunha), doença transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Além dos sintomas acima a pessoa pode apresentar um mal-estar geral, sentindo-se bastante debilitada.” provenientes do mosquito da dengue. Tem famílias em uma residência que todos os membros já foram vitimas dos vírus, em todos os bairros já teve diagnósticos com casos.
O preocupante é que a cada dia aumenta mais os casos, e a única Unidade de Saúde municipal, o HMI (HOSPITAL MUNICIPAL DE ITIÚBA) não vem tendo condições estruturais para socorrer tantos casos ao mesmo tempo, são centenas de pessoas por dia, muitos pacientes são medicados e mandados de volta para casa ou outra cidade por falta de leitos para os devidos internamentos. Moradores afirmam: que é um médico só de plantão no Hospital para tratar tantos doentes e que o profissional não está dando conta. E muitas vezes são enfermeiros que por conhecimento acabam tendo que medicar os pacientes que chegam sofrendo de dores e desesperados.
Um agravante no caos que a cidade vive por conta da epidemia, é a falta do Larvicida que é usado no combate as larvas do mosquito da dengue. Mas para tentar combater o mosquito, após semanas de espera e muitas vitimas a Secretaria de Saúde recebeu nos últimos dias o apoio do Carro Fumacê da SESAB, mas até o momento não está conseguindo controlar a epidemia que vem assolando o município de Itiúba.
A população itiubense clama por uma Força Tarefa médica, através da união entre estado e município para combater efetivamente esta epidemia, pois a população está com medo de morrer mais pessoas no município através dos vírus do mosquito da dengue e a cidade não tem estrutura para o combate.
Por: Renilson Ramos
Premium Blogspot Templates
Copyright © 2012 Cidade em Notícias