ITIÚBA: 79 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Atravessamos um dos momentos mais tristes da historia de nossa querida Itiúba, onde parece que falta de tudo um pouco, o setor da Saúde vive uma das piores crises já vistas em nossa cidade, na Educação temos bons profissionais que são ridiculamente mal pagos, o nosso transito é vergonhoso, a Segurança Publica é uma vergonha, temos 3 viaturas para atender quase 40 mil habitantes, vivemos totalmente desprotegidos em uma cidade onde um bandido sozinho consegue assaltar uma Casa Lotérica e fugir andando como se tivesse certeza da impunidade, lazer para a juventude não existe mais, até parece que o poder publico extinguiu as festas populares.

Mas apesar de todos os percalços Itiúba é uma terra linda, que conta com belas montanhas, voltamos a ver agua em nossos açudes que atraem o turismo para as prainhas da Quinita, Taquari, o rio em Covas, Picos e a pescaria em Piaus, a barragem do coité e suas belas hortas, a caminho para o povoado do Adro com suas cacimbas de minação, onde podemos ver os Campos de futebol em meio às fruteiras, em meio às trilhas que levam a Laje do Céu de onde podemos admirar a beleza do infinito.

Não há uma sensação mais maravilhosa do que poder pegar a moto aos domingos e nos aventurarmos por nossas estradas, uma parada para o cafezinho em Piaus, degustar aquela buchada incrível lá em Cacimbas, fazer um lanchinho no la na Mangabeira no clube do Galo, e por fim jantar aquele peixinho da hora no Hotel em Rômulo Campos as margens do açude, admirando o por do sol através de suas águas.

Essas belas paisagens fizeram parte das aventuras de nossos índios, do Padre Severo, quem sabe até de Lampião, Belas imagens que se fizeram marcantes nos contos de Robério Azeredo.

E o que dizer das fascinantes descobertas da arqueologia e da meteorologia no povoado de Ponta Baixa? E as encantadoras festas de reis na fazenda Cupim? E o nosso já tradicional campeonato de Futsal? Hoje podemos até não ter mais Carnaval, São João, mas temos grandes artistas como a Filarmônica 4 de Janeiro, Cristiano Ramalho, Edmilson Poeta entre outros.

Nesta sexta – feira (17), Itiúba completa 79 anos de emancipação, uma singela comemoração está sendo feita em homenagem a cidade, com a Alvorada, a Maratona e o palanque das inúmeras promessas que não se cumprem.


Sabemos que nossa cidade, assim como tantas outras também têm seus problemas como a seca, Saneamento Básico, Infraestrutura, Saúde, Educação, Segurança e tantos outros, mas contamos com um povo, receptivo, acolhedor, alegre e acima de tudo otimista, povo este que acredita plenamente em tempos melhores para nossa Itiúba Terra Linda.

Por: Tatiana Bontay
Premium Blogspot Templates
Copyright © 2012 Cidade em Notícias